sexta-feira, 15 de julho de 2011

Entre "centro" e "periferias": o Carnaval e as disputas do espaço urbano em Curitiba

Boa tarde,
Compartilho aqui o trabalho apresentado na IX Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM), realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
São algumas idéias após dois anos de pesquisa com as escolas participantes do carnaval curitibano, que serão desenvolvidas na pesquisa no mestrado.

Resumo:
Este trabalho trata da disputa do espaço urbano em Curitiba, com a problematização das relações de “centro” e “periferia” da cidade percebidas através da pesquisa etnográfica realizada com as escolas de samba nos carnavais de 2009 e 2010. Na maioria, elas são constituídas por moradores das áreas periféricas, onde realizam suas atividades, para numa noite desfilarem próximo à região central. O carnaval se desenvolve de modo dramático, suas especificidades de produção e de “relacionamento” com a cidade envolvente, nos fazem pensar sobre qual é o “lugar” do popular em Curitiba. Conhecida por seu planejamento urbano e a construção de sua imagem, são inúmeros anedotários sobre a inexistência da festa carnavalesca. Propomos pensar sobre a construção da cidade além dos equipamentos físicos, mas a partir deles a construção do conceito de “cultura local” curitibano e as disputas do espaço urbano.

Trabalho completo disponível em: http://www.sistemasmart.com.br/ram/arquivos/16_6_2011_14_31_51.pdf


Abraços,
Caroline Blum. "Mema".

Nenhum comentário:

Postar um comentário