quarta-feira, 27 de julho de 2011

Festa e circulação nos ensaios da bateria: redes e a “genealogia do samba” do carnaval curitibano

Texto apresentado na IX Reunião de Antropologia do Mercosul, "Culturas, Encontros e Desigualdades" em Curitiba, ocorrido entre os dias 10 e 13 de julho de 2011.
Resumo
Os ensaios de bateria das escolas de samba não são lugares destinados apenas ao aprimoramento técnico musical, mas são eventos privilegiados para a observação de certos aspectos da estrutura carnavalesca de Curitiba: a existência de redes de sociabilidade, circulação de pessoas e saberes no mundo carnavalesco. Para essa comunicação, ressaltaremos o espaço dos ensaios como lócus de efetivação do sentimento de pertencimento e da construção de genealogias carnavalescas. Para tanto, acompanhamos os ciclos carnavalescos de 2008/2009 e 2009/2010 quando as escolas de samba do grupo A de Curitiba iniciaram seus ensaios de bateria entre os meses de novembro e dezembro. Durante esse período, elegeram suas rainhas e
madrinhas, assim como apresentaram seus sambas de enredo. Essas festas são eventos que promovem a presença de pessoas “de fora” e incentivam as visitas das escolas co-irmãs.


Texto completo disponível em: http://www.ram2011.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário